Deus Lugh - O deus do festival de Lammas

Lugh é um deus herói, brilhante e corajoso, simbolizado pelo sol. Em Gales,seu símbolo era um veado branco, mas os corvos também são associados a ele.
O Lughnassadh ou Lammas como também é conhecido é um Sabbath ou festividade em sua homenagem que é comemorado no Hemisfério Sul no dia 2 de fevereiro e no hemisfério norte no dia 1º de agosto. 
Lugh era um deus muito ocupado, era carpinteiro, pedreiro, ferreiro, harpista, poeta, druida e médico. Exerce influência sobre a magia, as viagens, as artes marciais, a reencarnação, a guerra, o relâmpago, a água, (O dos muitos ofícios) de Lugh.
Lugh é um Deus do céu e está fortemente conectado com o fogo, com o Sol e com o tempo. Em inúmeras representações suas, ele aparece comum Torc e uma lança brilhante que às vezes é vista na forma de um raio.

Ele é o Deus de todas as habilidades, artes e da excelência em todo empenho imaginável. Ele é visto como o protetor e guia de seu povo. Embora ele seja representando de formas variadas e com atributos diferentes, existem alguns pontos em comum encontrados nos mitos sobre Lugh em diferentes tribos célticas: é um Deus jovem com longos cabelos e com a face brilhante como o Sol, é qualificado em inúmeras artes, é o sobrevivente dos gêmeos no nascimento, é adotado como uma criança (Na Irlanda por Tail-tu e em Gales por Gwydion)- a associação dele com pássaros e a capacidade de se transformar em uma ave.

Ele, assim como Morrigú, está associado com corvos e gralhas, embora no conto galês, ele se transforme em uma águia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não? Quer acrescentar algo? Comente!!!