O Ankh

O Ankh é um símbolo egípcio  que é visto em desenhos e hieróglifos a partir da 5ª dinastia egípcia, sendo encontrado principalmente nos Templos de Luxor, Medinet Habu, Hatshepsut, Karnak e Edfu.

Antigo símbolo egípcio que representa a vida, o conhecimento cósmico e o intercurso sexual. Também é conhecido por bruxos como a “Cruz Ansata”, utilizado em rituais de encantamento, fertilidade e divinação. Todo faraó ao morrer levava a cruz junto às narinas para adquirir imortalidade.

Ele era encontrado sempre nos hieróglifos, sendo segurado pelas divindades egípcias como se fosse uma chave, o que nos remete ao seu significado como “a chave dos portões que separam a vida e a morte”, já que estes desenhos eram muito comuns em pirâmides mortuárias dos faraós. 
O Ankh simboliza a vida, o conhecimento cósmico, o intercurso sexual e o renascimento.

A alça oval que compõe o ankh sugere um cordão entrelaçado com as duas pontas opostas que significam os princípios feminino e masculino, fundamentais para a criação da vida. Em outras interpretações, representa a união entre as divindades Osíris e Ísis, que proporcionava a cheia periódica do Nilo, fundamental para a sobrevivência da civilização. Neste caso, o ciclo previsível e inalterável das águas era atribuído ao conceito de reencarnação, uma das principais características da crença egípcia. A linha vertical que desce exatamente do centro do laço é o ponto de intersecção dos pólos, e representa o fruto da união entre os opostos.

A Tatuagem de Ankh traz proteção e prosperidade ao tatuado, tatuar um Ankh significa desejar vida eterna para si mesmo. E, para os amantes da cultura egípcia o Ankh é pode ser representado em uma tatuagem pequena, porém, com um significado forte.


Um comentário:

  1. Estava pensando em tatuar com a minha namorada o simbolo, pois ela segui o panteão egípcio, porem penso em tatuar com algumas alterões, como a forma de um coração na parte interna da alça do Ankh, isso chega a alterar o seu significado ou não? fiquei com essa duvida ao ler.

    ResponderExcluir

Gostou? Não? Quer acrescentar algo? Comente!!!