Futuro...


Adivinhações
  
 


O que é adivinhação?

É o ato que consiste em predizer coisas distantes no tempo e no espaço, sobre as atividades humanas.
A adivinhação busca determinar o significado ou causas ocultas dos acontecimentos, predizendo às vezes o futuro, por meio de práticas variadas de consulta aos oráculos.
Existem variados tipos de consulta. Abaixo segue as práticas mais utilizadas na arte de adivinhar o futuro:


Astrologia

imagem extaída de: ignotus.com.br


Durante séculos a Astrologia se baseou na observação de objetos astronômicos e no registro de seus movimentos. Mais recentemente os astrólogos têm usado dados coletados pelos astrônomos e organizados em tabelas chamadas efemérides, que mostram as posições dos corpos celestes.

A ferramenta principal da Astrologia é o Horóscopo (também conhecido como carta natal, carta astrológica, mapa natal, mapa de nascimento, ou apenas carta). Este mapa é um diagrama bidimensional que representa a posição dos corpos celestes visto de certo local, que pode variar desde o centro da Terra, à sua superfície, e até tendo o Sol como ponto central. A interpretação do mapa leva em consideração:

  • ·         Posição destes corpos em relação aos signos do zodíaco;
  • ·         Cálculo das dignidades astrológicas;
  • ·         Posição absoluta e relativa destes corpos dentro de um dos sistemas de casas astrológicas;
  • ·         Os aspectos astrológicos: relação trigonométrica dos corpos celestes entre si;


Uma das ideias base da astrologia, talvez seu pilar fundamental, é a de que "os eventos na Terra estão relacionados aos movimentos dos planetas no céu"; ou de forma explicita que o posicionamento dos astros no momento do nascimento de uma pessoa determina não apenas o seu caráter, mas também seu destino. 

Contudo não há consenso entre os astrólogos sobre como se processa esta relação: uns a atribuem a influência de campos eletromagnéticos ou semelhantes, vínculo imediatamente rechaçado pela ciência; outros a ciclos, analogia, sincronicidade, ou outras formas de correlação mais sutis, nenhuma delas apoiada em qualquer fundamento científico sólido, contudo.

A astrologia deverá demonstrar, portanto, que funciona e explica porque funciona. Não há consenso sobre a forma como a astrologia funciona.

Búzios

imagem extaída de: cidadesaopaulo.olx.com.br


Os búzios são conchas de praia de vários tamanhos utilizada como objeto de adorno nas roupas dos Orixás. Também é usado para consultá-la o futuro de acordo com as religiões Batuque, Candomblé, Omoloko, Tambor de Mina, Umbanda, Xambá e Xangô do Nordeste.

A quantidade de búzios pode variar de acordo com a região/país, sendo o mais comum composto de 16 ou de 17 búzios, mas o jogo com 21 também é muito usado.

Cartomancia

imagem extaída de: tarotebaralhocigano.wordpress.com


Muito consultada pelos antigos para resolver problemas, prevendo o futuro através de cartas de baralho ou tarô.

Cristalomancia (Bola de Cristal)

imagem extaída de: hechizodeluna.com

É o uso dos cristais ou pedras semipreciosas para supostamente prever o futuro; podendo ser por meio da uma bola de cristal ou de jogos com pequenas pedras. A bola de cristal é um instrumento das artes adivinhatórias, muito popular entre os videntes. A cristalomancia é também muito praticada pelas bruxas, mais com um propósito filosófico.

Feng Shui

imagem extaída de: www.enirvana.com.br


Feng Shui 風水 ou 風水 é um termo de origem chinesa, cuja tradução literal é vento e água.

Segundo esta corrente de pensamento, estabelecendo uma relação yin/yang, os ideogramas Feng e Shui (respectivamente Vento - yang - e Água - yin -) representariam o conhecimento das forças necessárias para conservar as influências positivas que supostamente estariam presentes em um espaço e redirecionar as negativas de modo a beneficiar seus usuários.

Segundo as ideias pregadas pelo Feng Shui, quando as pessoas buscam este equilíbrio com as forças benéficas da Natureza, podem gozar de saúde, boa sorte e prosperidade. Quando as ignoram e se alinham com influências nocivas, podem experimentar dificuldades e obstáculos que podem se expressar como doenças, má sorte ou indisposição. Claro está que tais sentenças fazem parte desta crença e não são de forma alguma endossadas pela ciência.

A aplicação do feng shui depende do lugar onde nos encontramos na Terra, da geografia do lugar, perto de um rio, onde supostamente "a energia corre", está em movimento, ou perto de uma montanha, onde a energia se acumula. No caso de pessoas: onde nascem, onde vivem.

Mântica
É a capacidade de prever o futuro de modo extra-racional. A mântica tem por objetivo a percepção do saber e da vontade de entidades superiores para orientar o agir humano.
Costuma-se dividir a mântica em mântica intuitiva e mântica indutiva.
  • ·         A mântica indutiva percebe o saber e a vontade do ente superior de modo direto.
  • ·         A mântica intuitiva tenta perceber o saber e a vontade do ente superior através de elementos que indiretamente revelam as coisas ocultas.


Necromancia

imagem extaída de: www.magianegra.com.pt


Pode ser interpretada como a prática de se comunicar com mortos para obter informações do futuro, tendo a sua origem na crença de uma viagem para outro mundo após a morte, supondo que os recém-mortos, cujos corpos ainda estejam intactos, mantêm ainda relações com a vida, estando mais sensíveis à prática de contatá-los e questioná-los.

Numerologia

imagem extaída de: www.portalangels.com

O conceito de Numerologia abrange supostas relações místicas entre números e a vida das pessoas. São vários os sistemas, tradições e crenças. Numerologia e adivinhações por meio de sistemas como a isopsefia foram populares entre os antigos matemáticos, como Pitágoras. Porém, hoje em dia a Numerologia é tida como uma pseudomatemática pelos cientistas.

Atualmente, a numerologia é associada com paranormalidades, junto com a astrologia e outras artes de adivinhação. O termo também é usado para designar uma fé maior em padrões numéricos, mesmo quando não se pratica a real numerologia.

Quiromancia

imagem extaída de: www.amigodaalma.com.br


A quiromancia é um método complexo de adivinhação e de interpretação de sinais baseados nas linhas da palma da mão e no seu formato, tamanho e textura.

Existe a crença que acredita que, através da quiromancia, ou seja, pela leitura das mãos, é possível descobrir o passado e o futuro, as tendências e as potencialidades do indivíduo, além de prever problemas de vários gêneros, tendo assim o reconhecimento para poder mudar e evitar tais problemas. 

As linhas da mão mudam, então quem determinará as mudanças ou não é o indivíduo.

Runas

imagem extaída de: coracoesementesblog.blogspot.com


As runas são um conjunto de letras e relacionados que usam letras características, usadas para escrever nas línguas germânicas, principalmente na Escandinávia e nas ilhas Britânicas. Estes caracteres têm sido encontrados em pedras rúnicas, e em menor número em ossos e peças de madeira, assim como em pergaminhos e placas metálicas.

Runemal era a arte do uso de alfabetos rúnicos para obter respostas, como um oráculo, instrumento usado pelos iniciados nesta arte desde o pré-cristianismo para o autoconhecimento.

Tarô

imagem extaída de: estrelaguia.bolsademulher.com


A leitura do tarô é executada por meio de uma técnica específica, jogos e métodos a serem estudados. Porém, tem-se observado não ser tão simples jogar o tarô, como o imaginário popular o faz crer. 

Médiuns, escolhidos ou estudiosos devem seguir um longo estudo para uma leitura séria de tarô, cada qual dentro de seu contexto. Num processo mediúnico, o tarô, seria uma ligação espiritual entre o ser e o plano superior como qualquer outro instrumento o faria, tais como, a cristalomancia ou a piromancia. 

Por outro lado, existem as técnicas de leitura baseadas numa teoria consistente que, neste caso, serve tanto às leituras quanto à busca por autoconhecimento e o desenvolvimento espiritual.

Um comentário:

  1. Nossa, não sabia que tinham tantos métodos...
    Interessante!

    ResponderExcluir

Gostou? Não? Quer acrescentar algo? Comente!!!