Loreena McKennitt




Loreena Isabel Irene McKennitt, mais conhecida como Loreena McKennitt, nasceu em Morden no dia 17 de fevereiro de 1957, tendo ascendência irlandesa e escocesa. É uma cantora, compositora, pianista e harpista canadense. O estilo de música é new age, celta eclético, com tendências do Médio Oriente. Loreena é bem conhecida pelo timbre de soprano. Desde criança demonstrou um grande interesse por música. Foi então que Loreena iniciou-se na formação musical e estudou piano clássico por 10 anos e canto durante 5.




O grande sucesso da música de Loreena deve-se ao fato de que a mesma (além do talento para compor e cantar as suas músicas) juntou à cultura celta elementos da música oriental, introduzindo um toque erudito e utilizando instrumentos folclóricos, aliados aos sons eletrônicos obtidos através de sintetizadores. Somado a isto, vocais diáfanos que remetem a eras indefinidas.

A música "The Mummers' Dance", foi um sucesso generalizado, que recebeu consideráveis prêmios e se destacou nas rádios americanas. Foi utilizada na abertura do seriado "Legacy" e no filme "Para Sempre Cinderela", com a atriz Drew Barrymore.

Outras de suas músicas também foram destaques em outros filmes, como "Bonny Portmore" foi tema do filme Highlander 3, mas foi no filme "As Brumas de Avalon", que Loreena alcançou maior notoriedade quando algumas de suas músicas foram selecionadas como parte da trilha sonora da obra, na qual o tema principal era "The Mystic's Dream", música da própria Loreena. Vale ressaltar que o filme recebeu uma indicação ao Oscar de melhor trilha sonora. A série televisiva "Roar" também teve como trilha as músicas de Loreena.

Álbuns de estúdio

·         Elemental (1985)
·         To Drive the Cold Winter Away (1987)
·         Parallel Dreams (1989)
·         The Visit (1991)
·         The Mask and Mirror (1994)
·         A Winter Garden: Five Songs for the Season (1995)
·         The Book of Secrets (1997)
·         An Ancient Muse (2006)
·         A Midwinter Night`s Dream (2008)
·         Mummers' Dance Through Ireland (2009)
·         The Wind that Shakes the Barley (2011)


Para saber mais sobre a talentosa Loreena McKennitt, acesse o site oficial da cantora clicando aqui.

Abaixo, segue algumas de suas inúmeras músicas de sucesso.



"The Mummers' Dance"



"The Mystic's Dream"


"Marrakesh Night Market"



"Tango to Evora"



Um comentário:

  1. Loreena é sem margem de dúvidas sensacional! <3

    ResponderExcluir

Gostou? Não? Quer acrescentar algo? Comente!!!