Carolinas de laranja e banana





Massa:
1  (chá) de farinha de trigo
1  (chá) de leite
½  (chá) de manteiga
1  (sopa) de raspas de casca de laranja
4 ovos
Recheio:
½  (chá) de suco de laranja
7 bananas-nanicas médias picadas
Cobertura:
1  (chá) de açúcar de confeiteiro
2  (sopa) de suco de laranja


Massa:

Colocar em uma panela o leite, as raspas de laranja e a manteiga (reservando 1  de sopa). Levar ao fogo alto, e assim que ferver, juntar a farinha de trigo e misturar bem com uma colher. Reduzir o fogo e cozinhar por 3 minutos, sem parar de mexer, ou até formar uma bola compacta e desgrudar do fundo da panela. Retirar, deixar esfriar e juntar os ovos um a um, mexer com vigor a cada adição. Com o saco de confeiteiro e um bico pitanga de cerca de 1 cm, fazer 8 bolinhas em uma assadeira com cerca de 4 cm de altura, untada com a manteiga reservada e enfarinhada. Assar em forno médio, preaquecido, por 30 minutos, ou até dourar e a massa ficar seca na parte interna. Retirar do forno, deixar esfriar e reservar.

Recheio:
Colocar as bananas em uma panela com o suco de laranja e cozinhar em fogo alto por 27 minutos, mexer algumas vezes, ou até desgrudar do fundo da panela e ficar marrom-claro. Retirar do fogo, transferir para um prato e cobrir com filme plástico, encostando-se superfície. Deixar esfriar.

Cobertura:
Misturar o suco de laranja e o açúcar de confeiteiro e reservar. Abrir as carolinas ao meio, rechear com o doce de banana e espalhar a cobertura por cima. Se preferir, servir as carolinas com chantilly ou decoradas com raspas de laranja.

Calda de Laranja:
Colocar em uma panela 1  (chá) de suco de laranja, 1  (chá) de açúcar e 1 (chá) de casca de laranja ralada. Deixar cozinhar em fogo baixo, por 20 minutos, mexer de vez em quando, até obter uma calda. Juntar 2  (sopa) de manteiga gelada picada e cozinhar por mais 4 minutos, batendo com um batedor manual. Retirar do fogo e misturar 5  (sopa) de Cointreau ou conhaque. Servir com bolos simples, brownies ou carolinas de creme. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não? Quer acrescentar algo? Comente!!!