Chá de Endro


Descrição: O Chá de Endro é encontrado vegetando espontaneamente em várias regiões do sul da Europa, no norte da África e Ásia. Vegeta em regiões onde predomina o clima tipo temperado. Atualmente, o Chá de Endro é cultivado em escala comercial em alguns países europeus, Paquistão, Alemanha, Romênia, Índia, Japão e Estados Unidos. O clima ideal para o Endro é o do tipo mediterrâneo. É uma planta extremamente resistente, adapta-se bem em vários tipos de clima. Necessita de muita irrigação e, se faltar água, pode levar a perda de quase toda a produção. O período de amadurecimento das sementes também é um momento bastante crítico, pois uma chuva ou vento mais forte pode derrubar todas as sementes e perder toda a produção.

Indicação do Chá de Endro: Digestivo, calmante leve, aumenta o leite materno, ânsia de vômito, cólica intestinal em recém-nascidos, dispepsia, espasmos gastrintestinais, flatulências, fígado, gases, hiperacidez estomacal e insônia.

Como fazer o Chá de Endro: Coloque 2 colheres de sopa para um litro de água. 
Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.

Como beber o Chá de Endro: Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia.

Mastigar e engolir as sementes do Chá de Endro pode refrescar a respiração. O chá da semente do Chá de Endro é considerado na medicina popular como um remédio excelente para crianças, podendo ser usado para cólicas, dores de estômago e pesadelos. O Chá de Endro pode ser aplicado para matar piolhos e tratar hemorroidas. O óleo essencial é usado para dar cheiro a sabões e perfumes. Das sementes, pode ser feitos sachês para serem colocados dentro do travesseiro, para acalmar a pessoa na hora de dormir.
Na culinária, o Chá de Endro é utilizado em conservas, pães, feijões, peixes e frutos do mar, vinagres. Use liberadamente em dietas sem sal. Quimicamente, o Endro é constituído de óleo essencial, que contém limonene, felandrina e carvona. As folhas são ricas em vitamina C, cálcio, ferro e potássio.
O Chá de Endro é nativo da Índia, Irã, do Mediterrâneo e do Sul da Rússia. O nome em latim A semente do Chá de Endro o era um ingrediente muito utilizado em poções antigas para pessoas se apaixonarem.

O Endro é pouco conhecido aqui no Brasil, mas é uma erva fantástica.

Curiosidade: o Endro lembra muito a erva doce, na Itália se chama o Endro de funcho bastardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Não? Quer acrescentar algo? Comente!!!