O Green Man

O Homem Verde, na mitologia céltica tinha os mesmos atributos de Cernunnos, sendo igualmente uma divindade que habitava as florestas. Deus dos bosques e animais, da renovação e da primavera, é representado por um homem com rosto de folhas verdes.

Green Man aparece em inúmeras igrejas góticas e castelos. Imagens semelhantes, misturando um semi-rosto humano com formas vegetais e folhas, ocorrem em muitas culturas.



 
Na Wicca, o Green Man tem sido freqüentemente usada como uma representação do Deus Cornífero, uma divindade sincrética, inclusive de antigos deuses pagãos, como o celta Cernunnos e o Pan grego.

Cernunnos
Na mitologia céltica é o Deus da fertilidade, animais, amor físico, natureza, bosques, riqueza, comércio e dos guerreiros. Seu nome é pronunciado como se tivesse um "k": Kernunnos. Comumente representado por um homem sentado na posição de lótus, cabelo comprido e encaracolado, de barba, nu, usando apenas um torque (colar celta) no pescoço ou ainda por um homem de chifres, erroneamente comparado ao diabo cristão. Seus símbolos eram o veado, o carneiro, o touro e a serpente. 

 O Green Man é a face do Deus que representa o Mestre da Colheita, ele também vive nas florestas escondido entre as folhagens, as florestas mais densas são as que melhor o simbolizam, as folhas e galhos formam o rosto do Green Man, ele é um antigo símbolo celta; no folclore irlandês existem vários contos sobre Jack, o verde, que é uma representação do Green Man.
Esta face do Deus domina a vida e o crescimento das plantas, dos grãos e da agricultura, também está associado à alegria, às festas e excessos. Ele também assume o papel de filho e de consorte da Deusa.
Para os povos antigos era extremamente importante ter uma colheita farta que garantisse alimento para os tempos difíceis de inverno, naqueles tempos as pessoas cultivavam seus próprios alimentos, mas com a neve encobrindo a terra era inviável plantar qualquer coisa, por isso, a ajuda de deuses como o Green Man era essencial. Hoje em dia compramos tudo no supermercado, mas todos os alimentos que comemos vêm da terra, deveríamos dar mais valor à isso e respeitar a natureza e as entidades que cuidam dela.
Na mitologia grega Dionísio representa o Green Man, na mitologia celta Lugh faz esse papel, ele é o bardo guerreiro que vive nas florestas e está relacionado á boa colheita.
Quando pensar no Green Man, pense na alegria e nas coisas que te fazem feliz, assim você poderá compreendê-lo melhor.
 
Blessed Be!

3 comentários:

  1. De nada Carolina, estamos felizes que você gostou! ^^

    Blessed Be

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do texto, gratidão por disponibiliza-lo.
    Abençoado sejas!! :)

    ResponderExcluir

Gostou? Não? Quer acrescentar algo? Comente!!!