Instrumentos - A VARINHA

Dando continuidade a série de postagens sobre instrumentos, vou falar agora sobre a Varinha. 
Vou citar alguns livros e sites que li sobre o tema.

Existe teorias de que a varinha mágica tem sua origem nas baquetas dos xamãs, especialmente na Ásia Central e Sibéria, em que eles usam para bater os tambores na cerimônias de cura, mágicas ou religiosas.




 O Guia da Tradição Wicca para Bruxos Solitários - Raymond Buckland

Muitos Bruxos - especialmente os solitários - vêem a varinha como uma alternativa ao athame. Nos covens, todos os membros têm um athame, mas só a uma varinha, usada pelos líderes nos rituais. Em termos de propriedades de usos, esses dois objetos são intercambiáveis, portanto, não é necessário que se tenha ambos. Dos dois, eu acho que a varinha é mais apropriada para a pratica da Bruxaria (principalmente quando se trata de um bruxo solitário). Se pensarmos nos antigos contos de fadas, lembraremos que tanto as Bruxas como as Fadas madrinhas tinham varinhas, em vez de punhais.
O tamanho, o formato e o material da varinha podem variar. A madeira pode ser de qualquer tipo. Alguns bruxos preferem usar a sorveira-brava, o salgueiro, o Freixo ou a Castanheira, mas a varinha também pode ser feita de carvalho, pinheiro, nogueira, ébano ou qualquer outra madeira. Alguns bruxos simplesmente compram um pedaço de madeira, numa loja de material de construção. Mas, assim como qualquer outra coisa ligada a Arte, eu acho que os instrumentos merecem um pouco mais de esforço por parte do bruxo. Uma vez que até as  pessoas que moram na cidade têm acesso aos parques ou ruas com canteiros de árvores, o ideal seria que o próprio bruxo cortasse um galho de árvore para fazer sua varinha. Eu prefiro cortar um galho de uma árvore caída ou morta, embora isso nem sempre seja possível. Se você tiver de cortar o galho de uma árvore viva, peça permissão a ela e explique para que usará o galho. Não se esqueça de que todos nós fazemos parte da natureza e de que as plantas, as flores e as árvores também têm sentimentos. Se a árvore estiver num parque público, certifique-se se é permitido cortá-la. Nos antigos livros de magia, a varinha media em torno de 55 centímetros ou a distância do cotovelo e o dedo médio. Essas dimensões estão de acordo com vários Grimoires sobre magia cerimonial. Mas o tamanho da varinha é por sua conta.
Nesse caso, você também deve por sua energia no objeto, seja entalhando-o, tingindo-o, pintando-o, decorando-o ou esculpindo-o.
Existe também um instrumento que chama varinha de Príapo que é usado em alguns rituais. (Alguns solitários o utilizam o tempo todo, como se fosse uma varinha). O nome desse objeto deriva de Príapo, um Deus grego da fertilidade, filho de Dionísio e Afrodite, e a sua "verdadeira" forma é de uma varinha com a extremidade esculpida como se fosse um falo. Obviamente, ele representa o órgão reprodutor masculino. Alguns bruxos preferem entalhar na extremidade, em vez de um falo, uma pinha, e ainda existe quem prefira amarrar uma pinha de verdade ali, como uma representação simbólica de falo. Essa alternativa, que já vem sendo usada há milhares de anos, também é aceitável.

Varinha Mágica - Wikipédia, a enciclopédia livre

Uma varinha mágica, vara de condão ou ainda varinha de condão consiste em uma vara, reta, fina, presa a mão, podendo ser de madeira, marfim ou metal, é um objeto lendário usado em mitologias européias. Geralmente, na língua moderna, a varinha é vista como um objeto cerimonial e/ou tendo associações com magia, mas houve outros usos.

Usos Religiosos

Na época dos faraós do Egito antigo eram deixados na tumba itens como utensílios de higiene, armas contra possíveis inimigos, amuletos contra serpentes e também textos mágicos com uma varinha mágica que possibilitaria que a alma ("ka" na língua egípcia) pudesse utilizá-la na vida pós morte. O cajado de Moisés era uma vara de Hazel. Nos afrescos desenhados nas catacumbas, do quarto e terceiro séculos, Jesus Cristo era freqüentemente representado operando milagres utilizando uma varinha. Na mitologia greco-romana, o deus Hermes tinha uma varinha especial chamada caduceus.

Staves de seis a oito pés adornadas com peças metálicas são tradicionalmente carregadas na Maçonaria durante rituais de Ofício (Craft). No cerimonial é usada diversas varinhas para diferentes propósitos, como a vara de fogo e a vara de lótus na Ordem Hermética da Aurora Dourada. No zoroastrianismo(religião predominantemente iraniana) existe um ritual similar chamado barsom.

Os praticantes da wicca e do cerimonial mágico usam acessórios mágicos incluindo varinhas para canalizar a energia. Na wicca a varinha representa o elemento fogo, ou algumas vezes ar e é comumente feita de madeira mas encontra-se também de metal ou cristal.

Existem teorias de que a varinha mágica tem sua origem nas baquetas dos xamãs, especialmente na Ásia Central e Sibéria, em que eles usam para bater os tambores nas cerimônias de cura, mágicas ou religiosas.

25 comentários:

  1. Mto looocooo esse negocio!! Adoro esse tipo de assunto :D

    ResponderExcluir
  2. uma bruxa wicca de grande potencial tem seu perigo qual

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depende do potencial dessa bruxa

      Excluir
  3. adorei td gosto muito disso m sinto uma bruxinha

    ResponderExcluir
  4. Mas Uma Dúvida... Um Bruxo (a) Wicca consegue fazer o que com uma varinha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Traçar o circulo, lançar encantamentos nos rituais, e diversas coisas.

      Excluir
  5. Adorei...mas como deposito minha energia na minha varinha??e quais feitiços para conjurar com a minha varinha??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evitamos colocar rituais, ou guia para fazer ritual, pois depende muito da tradição que se segue, mas existem rituais padrões, e mesmo assim são feitos adaptações.

      Excluir
  6. o que eu Poderia Fazer Com uma Varinha como eu vou saber que minha energia esta nela e aonde poderia compra feita fiquei sabendo que existe elas prontas

    ResponderExcluir
  7. Olá! Sou iniciante dos estudos, e queria saber se eu posso usar qualquer varinha, possuo uma de Luna lovegood (Harry Potter), posso utilizar essa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Renné! Obrigado pelo comentário.
      E, Sim você pode, desde que consagre este instrumento para ser usado somente em rituais.
      Abaixo o link de consagração.
      http://awicca.blogspot.com.br/p/utensilios.html

      Excluir
  8. Parabéns pela matéria! Sinto que estou me descobrindo.

    ResponderExcluir
  9. olá achei uma varinha mais nao sei usar como faço ?

    ResponderExcluir
  10. ola eu estou pensando e fazer minha varinha com aluminio e cristais pensei tambem em colocar dentro dela ervar para ficar com mais energia ...poco fazer assim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações! SIm você pode fazer assim como quer. Lembre que tudo que é feito com as próprias mãos, tem mais energia

      Excluir
  11. Isso se aplicaria as varinhas usadas pelos bruxos na saga harry potter? E os feitiços que eles utilizam de onde surgiram? E pq elas escolhem seu bruxo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entenda uma coisa. Aquilo é filme, é fantasia, ok?

      Excluir
    2. Amigo(a), ficção é ficção. Isso aqui realidade, não se iluda com isso, se quer saber sobre Harry Potter, vá procurar um fã que entenda...

      Excluir
  12. Lembre-se, bruxaria não é tão fofinho quanto se parece!

    ResponderExcluir
  13. ainda não fui iniciada, posso fazer uma varinha? há algo que uma bruxa não-iniciada não pode fazer que uma bruxa iniciada faz?

    ResponderExcluir
  14. Oi eu sou o Lucas e criei uma varinha .assim com uma madeira e fiz um buraco na ponta dela com um crital vermelho mais n sei o nome agora eu vou consagrala e depois vou partir para os feitiços esse negocio de poderes que sai das varinhas é verdade??? Meu whats:05191837500

    ResponderExcluir
  15. ola sou um iniciante na wicca irei fazer minha varinha mais e claro vò pedir a minha permisão a arvore e porque gostaria de saber se eu poderia curár um animal com a minha varinha??

    ResponderExcluir

Gostou? Não? Quer acrescentar algo? Comente!!!