Hidromel

O hidromel é uma bebida consumida desde a Antiguidade, antes mesmo do vinho e da cerveja. Na Grécia clássica se chamava “melikraton” e pelos romanos era conhecida pelo nome “agua mulsum”, ainda que esta possa ser uma variante feita com vinho de uva adocicado com mel. Plínio conta que foi Aristeu quem criou a primeira fórmula do hidromel.
Outras culturas antigas consumidoras desta bebida foram os celtas, os saxões e os vikings. Também era conhecido o consumo de uma bebida similar pelos maias. Existia a tradição de que os casais recém casados deveriam consumir esta bebida durante o primeiro ciclo lunar após as bodas para nascer um filho varão. Daí surgiu a tradição atual da lua de mel.

Na Mitologia Nórdica, o hidromel aparecia como a bebida favorita dos deuses.
Nas obras de J.R.R.Tolkien, J.K.Rowling, C. S. Lewis, Bernard Cornwell, entre outros se faz uma menção a esta bebida. Um filme que também citou o hidromel foi; O Homen de Palha (The Wicker Man) em sua nova versão com Nicolas Cage (sinceramente, eu Lutivinus, prefiro a primeira versão,mas não vem ao caso^^).

Segue uma receita que emprestamos do site KTV (link abaixo)
2 quilos de mel (lá é aquele mel meio solido), 9 litros de água, 1 colher de sopa de canela, 1 colher de chá de gengibre, 1/2 colher de chá de "cravo picante" (kryddernellik, traduzi ao pe da letra), 2 limões descascados (3-4 colheres de sopa de suco de limao), 50 g de levedo, 1-3 g de lúpulo seco

1. Misturar tudo, exceto o levêdo e 3 litros de água, em uma panela grande.
Marque a profundidade do fluido ao lado da panela ou em algum palito. Marcada a profunidade coloque o resto da água (se não quiser que o mjöd fique muito amargo, coloque menos que 3g de lúplo).
2. Cozinhe sem a tampa até que a marcação feita fique visível (até que cozinhe 3 litros de água).
3. Deixe esfriar, e depois coloque o levedo qdo o fluido tiver atingido a temperatura do corpo(traduzi literalmente o termo "kroppstemperatur", não sei se se refere a temperatura do corpo humano de 37 graus ou a temperatura ambiente, acho que seja talvez a segunda opção).
4. Tampe o mjöd com um pedaço de pano e deixe ficar por uns 3-4 dias, de preferencia em local arejado devido ao cheiro ser bem forte.
5. Quando a fermentação do levedo estiver terminada, derrame o conteudo atraves de um pano ou toalha em uma tigela ou recipiente e deixe ficar por uns dois dias.
6.Através de um coador, derrame o conteudo novamente na panela. Evite que os resquicios da fermentaçao venham junto.
7. Repita o processo umas 5-6 vezes, ou quantas vezes tiver saco antes de provar o mjöd, qto mais vc fizer, mais puro será o gosto e menos gosto de levedo vai ter. Depois é só armazenar em garrafa e beber...a porcentagem alcoolica varia entre 10 e 13%.

fonte: http://www.ktv.no/~beerman/place/norskmjod.htm




Obs: Está não é a receita original do Hidromel. Mas ficará praticamente a mesma coisa, esses ingredientes são encontrados no Brasil. Na receita original vai levedura, Nutrientes para leveduras, Acid Blend, Amoras, Água Mineral.............

Um comentário:

  1. Maravilha, gosto dessas coisas dos antepassados, pois foi lá que tudo foi sendo criado, hoje, apenas renovavos as velhas fórmulas da vida.
    Se eu conseguir os ingredientes algum, vou fazer, com certeza. Muito bom este blog, parabéns. Voltarei sempre.
    Dinair Guimarães

    ResponderExcluir

Gostou? Não? Quer acrescentar algo? Comente!!!