Como posso me tornar um(a) bruxo(a)?

Não vamos enrolar aqui. Se você quer ser um(a) bruxo(a), seguem as principais dicas, que servem como instruções:
Você deve ler MUITO, mas muito mesmo. Se você está perguntando a si mesmo(a) como faz para se tornar um(a) bruxo(a), isso significa que você não faz parte de um coven (grupo de bruxas e bruxos), portanto seu caminho será solitário, pelo menos no início. Assim, você é seu próprio mestre. Você deve ter sede de conhecimento. Não espere respostas mastigadinhas dos outros. Corra atrás das informações.
Esse estudo será para sempre. Aos poucos você começará a praticar. Um complementa o outro.
Freqüentemente as pessoas mandam algumas mensagens do tipo: “Não sou iniciada ainda; como posso celebrar os sabás?” ou “Não tenho o athame; como faço para lançar o círculo?”. Sabe, são questões que qualquer pessoa que tivesse o hábito freqüente da leitura pagã não faria, pois há muitos livros dando essas respostas.
Não que seja “bobo” fazer esse tipo de pergunta, mas os praticantes há mais tempo desanimam de responder, pois sabem que qualquer busca no Google resolveria o problema; nem precisava ir tão longe. As bruxas e bruxos sabem que, se uma pessoa não tiver sede de conhecimento, ela não vai a lugar algum na vida, não falando só da Bruxaria, mas também.
Não é necessário um ritual para alguém se tornar bruxo(a). O que faz de uma pessoa bruxa é a prática e a sua vida como tal. Ouve-se muito as pessoas falarem sobre iniciação e auto-iniciação, mas estas se referem somente à Wicca, que é apenas um segmento da Bruxaria. A Bruxaria possui uma diversidade enorme. Talvez o mais correto mesmo fosse dizer “bruxarias” (no plural), porque a Bruxaria é absurdamente diferente em todo o mundo, em todas as épocas. Recebemos aqui no site visitantes não só do Brasil, mas de toda a América Latina e também de países que falam a língua portuguesa, de Portugal a Moçambique. Imagine a diversidade dessas culturas. A Bruxaria existe em todas elas, mas obviamente com suas particularidades e herança cultural.
Você deve ler MUITO, mas também deve ter a consciência de que nenhum livro é a visão definitiva da Bruxaria ou do Paganismo, mesmo os mais confiáveis. A Bruxaria, por não ter um conjunto de leis fixas como a maioria das religiões, e também por não ter um livro sagrado que guie seus adeptos, traz uma certa liberdade de expressão na “religião”. Assim, há diversas vertentes, tradições e visões. Talvez você se identifique mais com um autor do que com outro, mas isso não significa que deva ler apenas os livros daquele autor. Leia tudo o que puder. Cultura nunca é demais.
Muitos também nos escrevem dizendo que não se sentem à vontade para praticar. “Já estudo há dois anos, mas nunca fiz um ritual”. Isso não é Bruxaria. A Bruxaria deve evoluir em teoria e prática. Você só começará a trabalhar seu caminho e espiritualidade como bruxa se desenvolver ambas as coisas. Não adianta só ler, ou só praticar. Isso causa um desequilíbrio que não a levará a nenhum tipo de aprendizado. O nosso próprio site é um exemplo de como a Bruxaria está totalmente ligada às atividades do dia-a-dia.
Desde o começo, teoria e prática devem caminhar juntas. Estude muito, leia muito, mas vá praticando singelamente. Ninguém precisa ser um expert em magia pra começar a praticar. A magia da Natureza está acessível a todos, e é o que as bruxas e bruxos praticam. Se você estiver fazendo com amor e humildade perante os deuses, não há nada de mal, nem qualquer tipo de perigo. Se você não ousar, que tipo de bruxa(o) espera ser?
A verdade é que só o dia-a-dia e o passar dos anos fazem de você um(a) bruxo(a). Não se preocupe com ritual de iniciação, nada disso. Simplesmente esqueça iniciação - foque em coisas mais importantes. Fazer qualquer ritual de iniciação pego na internet neste momento não fará de você um(a) bruxo(a). Aos poucos, você perceberá que uma iniciação compromete muito mais do que alguns conhecimentos básicos da religião. Você perceberá também que a iniciação na Wicca talvez nem seja necessária. Necessário mesmo é praticar, estudar, desenvolver-se espiritualmente, buscar uma conexão íntima com os deuses, saber fazer. Isso só vem com o tempo, com o estudo e com a experiência prática.
Também recebemos muitas mensagens do tipo: “Não tenho dinheiro para comprar livros”. Oras, costumo dar sempre três respostas bem básicas a essas mensagens conformistas:
1. A Internet é um mundo que você pode acessar, senão não estaria me enviando esta mensagem. Portanto, vasculhe neste site inteiro, que você já terá uma base bem legal. Há milhões de opções. Há as listas de discussões, as comunidades do Orkut. Só não aprende quem não quer. Com uma procura rápida no Google, você fica sabendo o básico da Bruxaria em menos de uma semana. Mas tenha um certo bom senso, pois existe muita coisa sobre Bruxaria por aí que não é bem Bruxaria. Veja abaixo alguns textos esclarecendo um pouco mais sobre este assunto e fique atento(a).
2. Se você tem pressa para ser um(a) bruxo(a), esqueça. A Bruxaria não é um pastel, que você pede e em cinco minutos está na sua mão, pronto para ser saboreado. A Bruxaria é para a vida toda; tem gente que estuda décadas e ainda assim sabe que tem muitíssimo a aprender. Aliás, estamos sempre aprendendo. A Bruxaria é uma prática que você vai amadurecendo. Por isso os anciãos da Arte são tão respeitados. Não são à toa. Tem coisas que só a vida mesmo pode nos mostrar, por isso, não tenha pressa com sua vida espiritual. Você pode ler um milhão de livros e sites em um mês, que não fará diferença. Tem conceitos que você só entenderá quando vivenciar. Se você não tem dinheiro para comprar livros no momento, isso é uma desculpa. Daqui a um tempo você vai estar trabalhando e terá seu próprio dinheiro, nem que seja o suficiente para ler um livro por ano. Em lojas de livros usados, você encontra opções por até menos de dez reais. Tenha calma. Tudo a seu tempo, dentro das suas possibilidades. Se tem algo que você não precisa ter para praticar Bruxaria é dinheiro.
3. Tenha prioridades. Se você não quer deixar de comer três vezes no fast-food para economizar e comprar um livro, não culpe a falta de dinheiro para não comprá-lo.
Vale lembrar, mais uma vez, que a Bruxaria é um ofício que remete ao seu desenvolvimento pessoal, que é absolutamente interno. Ou seja, você vai perceber que, aos poucos, mudará muito, terá outra visão de muitos fatos, aprenderá a pensar mais antes de fazer etc.
Vale lembrar também que se você quer se tornar um(a) bruxo(a) porque acha o mundo da magia “lindo”, porque acha que a Bruxaria é como a retratada nos livros do Harry Potter, porque quer ter poder sobre os outros, porque quer ser “diferente” da sociedade ou por qualquer outro motivo que não seja o seu desenvolvimento como ser humano através da Magia da Natureza, então é melhor você parar por aqui, pois certamente irá se decepcionar. A Bruxaria é para todos, mas nem todos são para a Bruxaria. Isso não significa que você não possa gostar dessas coisas. Eu mesmo adoro Harry Potter, rs. Mas não espere fazer com a Bruxaria o mesmo que eles faazem. Aquilo é ficção.
Repense suas atitudes e, se perceber que quer ser um(a) bruxo(a) por esta ser a sua real vontade, algo que você quer de coração e que sente não poder mais fugir, seja extremamente bem-vinda(o) a esse mundo mágico. Suas intenções são verdadeiras e é isso que fará de você um(a) verdadeiro(a) bruxo(a). Aproveite bastante esse momento, registre o que sente. E boa dedicação.

6 comentários:

  1. Ola, tudo bem?
    Achei muito interessante esse texto dentre todos que eu venho lendo sobre bruxarias já a alguns meses.Estou ainda conhecendo o assunto mas pretendo me tornar uma bruxa, mesmo tendo muitas pessoas já me chamando de bruxa.Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Aonde compro todas essas coisas de bruxarias!,???

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito me tornar um bruxo e acumular saber.

    ResponderExcluir
  4. Olá gostei do comentário do texto,
    Desde peqna me sentia atraída pela lua, via sempre imagens,da natureza aí até enventava algo ,mas pra curta a conversa eu sofri tipo alguém tinha apagado uma parte da minha vida ,e agora desde o ano passado pra cá estou tendo visões ....E Por estes dias me vem em sonhos e na meditações..me mostrando símbolos a naturezasem geral ( Apesar de sempre ter um apreço especial pela natureza e não suporto quando alguém joga lixos na rua etc..)e entre estes dias me vem às msgs q pra mim fazer óleo aromáticoa q tenho q criar meu ppróprios feitiços ...
    Desde ja agradecida e estou no aguardo de uma resposta ok paz profunda a tds

    ResponderExcluir
  5. Quero tanto me tornar uma bruxa . só que acho que não sou boa o bastante pois tenho medo demas mais não de ser bruxa mais qualquer coisa eu sinto medo .mais de er bruxa parece que eu sinto uma energia positiva sabe quero poder me tornar uma bruxa paz e luz ámen

    ResponderExcluir

Gostou? Não? Quer acrescentar algo? Comente!!!