As maiores dificuldades para quem está começando.

Para quem está começando na Bruxaria ou trilha o caminho solitário, há muitas dificuldades. Vamos tentar com este texto (que será atualizado sempre com novas questões) sanar algumas dúvidas e dar algumas dicas.

Saber qual caminho traçar
A Wicca geralmente é a porta de entrada. Você ouve falar da Wicca, sabe que é sobre magia e bruxaria, então começa a correr atrás de informações e BUM! Descobre que existem diversos outros caminhos dentro da magia e da bruxaria que podem ser seguidos, não só a Wicca.
Wicca não é sinônimo de bruxaria, é apenas uma das vertentes dela. Talvez a que esteja mais na moda, sabe-se lá porquê. Mas o fato é que existem muitas outras vertentes e acredito que todos devam tentar conhecê-las. Aliás, conhecer de verdade a própria Wicca também é extremamente válido. Não adianta você se dizer wiccano se não foi iniciado na religião, pois a Wicca é uma religião iniciática e só faz parte dela aqueles que passaram pelo ritual de iniciação. Você pode ser um estudante que procura seguir mais ou menos o que a Wicca é, mas isso não significa que você seja wiccano. Porém não a problema algum você querer estudar sobre e, ler livros de Wicca conhecimento nunca é demais.
O importante é você encontrar dentro de você a resposta e não se preocupar com rótulos. Estude bastante, mas acima de tudo, vivencie. Ficar só nos livros não adianta nada; você vai aprender bastante, mas a bruxaria é feita da teoria e da prática juntas, o que significa que ter vivência é fundamental. E só vivendo você descobrirá o que é de verdade, não importa o que seja. Já vi muita gente interessada na Wicca que acaba descobrindo ser cristão, ou percebe que o xamanismo é mais significativo para eles, ou o xamanismo celta (druidismo), enfim, tantas vertentes.
Viva e descubra por si só. Não fique se preocupando com rótulos.
Se livrar de charlatões
Pois é, infelizmente na bruxaria, assim como em outras religiões, existe muita gente de má índole. O que tem por aí de cursinho de Wicca que no final oferece uma iniciação não é brincadeira! E o pior é que muita gente cai nessas furadas, por falta de informação mesmo!
Sabe, todo curso é válido. Você estar em contato com uma pessoa mais experiente que você lhe guiando é super bacana. O problema é quando chegamos ao limite que separa o ensino do abuso do poder, e oferecer iniciação é uma dessas coisas. A iniciação na Wicca requer uma intimidade muito grande entre o iniciante e o iniciado, e seria impossível alguém te iniciar sem te conhecer (alguns meses de curso não são o suficiente, obviamente).
Toda vez que você se deparar com coisas do tipo, procure saber mais sobre a religião antes de entrar em tal curso. Procure saber se ele realmente vai atender às suas expectativas e se condiz com o que você aprendeu da religião.
E, no mais, siga sempre a sua intuição. Ela nunca falha.
A família não aceita
E é absolutamente normal. Mas o fato é que, se você tem menos de 18 anos, infelizmente tem que obedecer os seus pais, e se eles disserem que você não pode de jeito nenhum ler livros sobre bruxaria ou ir em encontros públicos, fazer cursos, ter grupos de estudo etc, então você não pode fazer nada.
Porém, isso não significa que você terá que desistir. É só dar tempo ao tempo. Sabe, acesse sites, leia tudo o que puder. Quando for ao shopping com as suas amigas, dê uma paradinha na livraria e folheie alguns livros. Infelizmente, é a maneira que você terá de encontrar enquanto não faz 18 anos.
Depois que você fizer 18 anos, você não tem mais que fazer só o que eles querem e muitas vezes, nessa idade, percebemos como nossos pais tomaram atitudes certas e erradas em nossa educação. Talvez você perceba que eles estavam certos, mas talvez você veja que eles erraram muito, são cabeça-dura pra caramba (tenho esse exemplo comigo, meu pai é muito cabeça dura).
O importante é você não desistir de ser bruxa (o), caso o seu coração realmente te chame para este caminho. Basta ter perseverança e paciência. Se sua vontade for real, o que são alguns poucos anos perto de uma vida inteira?
Não encontro covens na minha cidade
Porque os covens são secretos. Dificilmente você saberá da existência deles. Talvez tenha um coven na minha rua e eu não saiba. Algumas pessoas aparecem pela internet procurando pessoas para os seus covens, ou querendo montar um. Mas atenção:
1) Covens não procuram pessoas pela internet! Se isso está acontecendo, desconfie na hora! Provavelmente é mais um daqueles charlatões que existem por aí aos montes!
2) Mais uma vez, a Wicca não é a única forma de bruxaria. Você pode perfeitamente estudar e praticar a vida toda sem ser wiccana, mas ser bruxa. É apenas uma vertente e, se não tiver um coven wiccano que você participe, não tem problema nenhum e não fará de você mais ou menos bruxa (o).
3) Alternativa: os grupos de estudos. Em todos os lugares, grupos de estudos pipocam, nascem, morrem, florescem. Você mesmo (a) pode montar um grupo e começar discutindo a leitura de um livro sobre bruxaria, por exemplo. É uma forma honesta de conhecer pessoas que tenham o mesmo objetivo que você, que é saber mais sobre a bruxaria. E você não corre o risco de passar por charlatão ou entrar em um grupo com pessoas assim.
É difícil praticar sozinho (a)
Definitivamente. Sabás, por exemplo, são grandes festas e eu acho até triste celebrar sozinho. Porém, pode perfeitamente ser feito, pois o que importa é a sua fé interior.
Obviamente, ter uma pessoa lhe guiando e lhe ensinando é “o mais fácil”, porque você não terá que descobrir sozinho (a), no árduo e caminho solitário. Mas aprendemos com nossos próprios erros e acertos, e você deve ter em mente tudo isso.
Jamais se esqueça de que você é responsável por seus atos, e isso inclui a disciplina para adquirir conhecimento e vivência dentro da bruxaria. Estabeleça um programa de estudos.

6 comentários:

  1. EU QUERO SABER SE HA COMO ME INICIAR SÓ . POIS JÁ LI LIVROS QUE FALAM SOBRE ISSO MAS NÃO ENTENDI DIREITO

    ResponderExcluir
  2. Leia nossa matéria sobre autoiniciação - http://awicca.blogspot.com/2009/08/autoiniciacao.html

    ResponderExcluir
  3. tenho 15 anos e comprei varios livros sobre wiccas a tenho um altar wiccano no meu quarto, mas nehum livro diz se eu posso ou não iniciar ja que eu tenho menos de 18 anos.
    Eu posso começar a iniciação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha não te aconselho a fazer isso agora, tem que se levar em consideração o tempo de estudo que você já tem, se é isso mesmo que você quer. Comprar livros e ter um altar não indica que esta pronto(a) para se iniciar. Wicca é uma coisa séria. Na minha opinião, você não está pronto para isso. Quando chegar a hora vai saber.
      E leia essa matéria vai ajudar: http://awicca.blogspot.com/2009/08/autoiniciacao.html

      Excluir
  4. Tenho 12 anos acho que eu evoluí rápido demais pra minha idade mais queria saber se eu posso estudar e praticar a bruxaria na minha idade com minha família aceitando

    ResponderExcluir
  5. Olá Anônimo! Na minha opinião, você já tem um ponto positivo, que é sua familia aceitar sua crença, e ainda com 12 anos. Você tem muito caminho pela frente, aproveite e estude tudo o que você puder sobre Bruxaria/Wicca. Leia de tudo, de Gardner a Eddie Van Feu, passando por Scott Cuningham etc... Independentemente do que essas pessoas são ou falam, você tem que conhecer tudo para ter a sua própria opinião.
    Você sabe o básico sobre os sabás? Sobre divindades? Sobre a história da bruxaria? E astrologia? Tarô, runas… Nunca a gente sabe tudo. Continue pesquisando, mesmo (e principalmente) quando você achar que já leu bastante. Enfim, que seu caminho seja iluminado! Blessed Be!

    ResponderExcluir

Gostou? Não? Quer acrescentar algo? Comente!!!